Escolha uma Página

Compra e venda de imóveis – Dicas para uma boa compra de um imóvel

Sair do apartamento alugado para a casa própria ficou mais curto devido ao crédito farto e aos prazos de até 35 anos para pagamento. Essas boas condições cresceram desde 2005 e o interesse do consumidor pela opção de comprar casa levaram as construtoras a lançar um número recorde de imóveis. Com isso, o número de oferta imóveis à venda cresceu.

O mercado imobiliário sempre foi fortemente impactado pelos ciclos da economia. Quando a economia cresce, o mercado se expande e, quando a economia passa por recessão, o mercado imobiliário se contrai. O grande problema é que esses ciclos também afetam o seu emprego, o valor real do seu salário, a rentabilidade dos seus investimentos e o seu custo de vida. O brasileiro compra, em média, dois imóveis durante a vida. Por ser uma transação que envolve grande capital, o consumidor precisa tomar todos os cuidados possíveis antes e após a assinatura do contrato de compra e venda de imóveis.

Se você deseja comprar um imóvel, procure por uma imobiliária em BH para ajudar na sua escolha. O mercado de venda de casas está recheado de ofertas. Escolha com cautela. Vamos a algumas dicas, então:

  1. Localização

Decida-se pela região onde quer morar de preferência mais próximo do seu local de trabalho. Pense, também, que dependendo da região que escolher, os preços poderão ser altos.

  1. Tipo do imóvel

Escolha o tipo do imóvel que deseja adquirir: usado, novo ou na planta. Pense no tamanho ideal para você, caso more sozinho, ou para sua família. Veja a quantidade de vagas na garagem, se possui varanda ou não e se possui ou não área de lazer. E, caso esteja procurando casas para comprar, verifique se o terreno te agrada, o total da área construída e, principalmente, veja o projeto da casa para saber se você poderá realizar algum tipo de reforma.

  1. Simule seu novo estilo de vida ANTES de realizar o financiamento

Normalmente o valor aceitado pelo banco é de 30% do seu rendimento mensal. Isso pode limitar um pouco o valor final do imóvel que deseja compar. Quanto maior a sua renda, maior o valor da parcela e, então, maior poderá ser o valor a ser financiado.

  1. Entrada e juros

É importante ter um bom valor para pagar de entrada. Nenhum banco financia 100% de um imóvel. Normalmente é exigido um valor mínimo, de 30%, para o pagamento da entrada para que, então, seja liberado o financiamento. Quanto maior o valor da entrada, menos juros você irá pagar.

  1. Tenha um fundo de reserva para emergências

Inicie o financiamento com uma boa reserva. Após realizar a compra do imóvel você precisará pagar por alguns documentos que são obrigatórios para a transferência de titularidade do imóvel. Além disso, não seria interessante você passar por dificuldades financeiras geradas, justamente, pelo pagamento desse financiamento.

Essas foram algumas dicas que podem te ajudar ao adquirir o seu imóvel. Além disso, durante uma negociação não tenha vergonha de perguntar por algo que você não sabe. Isso pode te trazer alguns problemas.

Antes de finalizar uma compra de imóvel, observe diversos detalhes que, hoje, pode podem parecer pequenos, mas que podem se transformar em grandes problemas e prejuízos no futuro.

Referências: Imóvel WEB, Época, Quero Ficar Rico

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat