Escolha uma Página

Imóveis novos ou usados – Qual a melhor opção para compra?

Comprar uma casa ou um apartamento é um objetivo para a maioria das pessoas, e acertar na compra significa realizar um sonho. Comprar uma residência própria é uma decisão complexa e se torna cada vez mais difícil de ser feita devido às muitas opções de imóveis disponíveis no mercado imobiliário e, todo imóvel, possui suas vantagens e desvantagens. A primeira incerteza começa na hora de optar entre um imóvel novo ou usado, mas não se preocupe, ambos têm suas vantagens e desvantagens.

A decisão entre qual imóvel é melhor é pessoal, mas é importante lembrar que existem vantagens e benefícios para as duas escolhas, assim como existem também as desvantagens. Muitas vezes as construtoras fazem lançamentos de vendas com preços mais altos, enquanto é possível encontrar propriedades usadas, de qualidade, com valor significativamente mais baixo (até 30% mais barato).

A quantia que você pode pagar é um fator essencial, visto que não adiantará pedir para o seu corretor para buscar unidades fora do seu alcance. Pondere sobre as melhores opções de financiamento ou empréstimo, se for o caso, ou quanto você pode oferecer em uma eventual entrada, se utilizar o seu FGTS, por exemplo.

Imóvel usado – vantagens e desvantagens

Comprar um imóvel usado não significa comprar um imóvel em más condições. Muitas vezes os donos são cuidadosos e tudo parece novo. Além disso, talvez sejam necessários alguns pequenos reparos. É importante você consultar a idade do apartamento, por exemplo, um apartamento de 10 anos é bem diferente de um apartamento de 30 anos. As diferenças podem ser grandes.

  • Vantagens

    • Tamanho – os imóveis antigos costumam ser maiores comparados com os novos.
    • Preço – além de serem mais baratos, eles ainda têm uma boa margem para negociação.
    • Localização – normalmente estão localizados na região central da cidade.
    • Mobilidade – Fácil acesso a diversos serviços.
  • Desvantagens

    • Condições do imóvel – quanto mais antigo, maior a necessidade de manutenção. Fique atento a conservação do imóvel usado. Verifique a parte elétrica e hidráulica, portas e objetos de madeira, pintura, infiltrações, rachaduras, manchas escuras nas paredes, etc.
    • Reforma – imóvel antigo é mais espaçoso, mas a planta, normalmente, é mal aproveitada para os padrões atuais. Verifique se o imóvel vai precisar de reforma para ficar do jeito que você deseja e inclua isso no seu orçamento.
    • Documentação e financiamento – Imóveis usados pode ter problema com documentação e se não estiver com os documentos em dia pode ser que você não consiga fazer um financiamento. Tire todas as suas dúvidas sobre a documentação com a imobiliária responsável pela venda ou, caso seja uma compra direta com o proprietário, tire as dúvidas com ele, mas procure sempre um profissional para que não tenha problemas.

 

Imóvel Novo – vantagens e desvantagens

Os imóveis novos têm como principal vantagem a satisfação de saber que é tudo novo e que o espaço nunca foi habitado. Além disso, muitos projetos estão vindo com grandes áreas de lazer. Muitos vêm com piscinas, academias, salões de jogos, vagas de garagem para dois ou mais carros. Se você optar por comprar o apartamento na planta, você consegue ótimas condições de financiamento e ainda pode modificar seu apartamento ainda na fase da construção.

  • Vantagens

    • Projeto e itens de lazer – alguns apartamentos, como já dito anteriormente, vem com áreas de lazer e alguns tem até lan houses, bares e boates dentro do condomínio.
    • Maior número de tomadas de energia e todas dentro das normas da CONMETRO, acesso para ar-condicionado e com planta inteligente, que tende a valorizar cada espaço do imóvel.
  • Desvantagens

    • Preço – o preço de um imóvel novo chega a ser 30% maior que um usado no mesmo padrão e é difícil negociar com o proprietário ou construtora.
    • Tamanho – apesar de melhor aproveitadas, as plantas de um imóvel novo costumam ser menores que a de um imóvel usado. Eles chegam a ter até 40m² a menos.
    • Localização – normalmente eles são afastados dos centros.

 

Referências: https://blog.valoreimoveis.com.br/imovel-novo-ou-usado-qual-comprar/; https://www.imovelweb.com.br/noticias/planejamento-e-mudanca/comprar-imovel-novo-ou-usado/; https://blog.rodobens.com.br/imovel-novo-ou-usado-vantagens-e-desvantagens-de-cada-um

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat