Escolha uma Página

O que são a Escritura de Imóvel e o Registro de Imóvel?

Quer comprar uma casa ou apartamento? Fique de olho na burocracia que envolve esta transação!

Na hora de comprar ou vender uma casa ou apartamento é necessário tempo, paciência e cuidado na hora de encontrar o lugar perfeito, negociar e lidar com todas as burocracias necessárias. Principalmente se você não tiver ao lado uma imobiliária de confiança para auxiliar nos processos, com certeza irão surgir diversas dúvidas. Pensando nisso, a Aspe preparou este conteúdo para resolver um questionamento bastante comum de quem está realizando transações no mercado imobiliário: afinal, o que são a Escritura e o Registro de imóvel e quais as suas diferenças?

Venda de imóveis: O que é a Escritura de Imóvel?

A Escritura de Imóvel é uma documentação referente à transação de comprador e vendedor ao negociarem um imóvel. Quando é realizada a compra de um imóvel à vista, este documento deve ser elaborado imediatamente; por outro lado, se a transação se tratar de um financiamento, a Escritura é de responsabilidade do banco financiador. Suas funções são de formalizar as obrigações referentes à compra do imóvel e de efetivar a transação.
Os valores e prazos que envolvem a elaboração da Escritura de Imóvel vão depender da região do país em que ela será feita. Para tal, é necessário, de antemão, pagar o ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Assim, basta se dirigir a qualquer cartório do estado apresentando os seguintes documentos do comprador, vendedor e cônjuges, se houver: RG, CPF, certidão de nascimento ou certidão de casamento, endereço e certidão negativa do imóvel.

Venda de imóveis: O que é o Registro de Imóvel?

Por sua vez, o Registro de Imóvel é o documento que de fato consolida a transferência de um bem para outro proprietário – ou seja, após sua emissão, o pagamento do IPTU e a taxa condominial serão de sua responsabilidade. Diferente da Escritura, ele deve ser confeccionado no Cartório de Registro de Imóveis da região em que o imóvel está inserido e o prazo para que ele esteja pronto é de 30 dias.

Venda de imóveis: Conte com a ajuda de uma Imobiliária em BH para te auxiliar no processo!

Muita gente acha que toda esta burocracia é desnecessária e acaba comprando um imóvel sem se atentar à documentação. É de extrema importância estar com todos os documentos regularizados para evitar problemas futuros – sem eles, você não conseguirá comprovar que é efetivamente o proprietário da sua casa ou apartamento. Já pensou se a pessoa que te vendeu seu imóvel falecer e seu imóvel acabar indo para inventário ou penhora judicial apenas em função de uma falta de atenção para a burocracia necessária em transações imobiliárias?
Por fim: contratos não substituem a validade da escritura registrada em cartório – é simples: se você não registrou sua propriedade, você não é dono dela. Se você estiver precisando de ajuda para comprar ou vender um imóvel e resolver a papelada necessária, é válido contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança.

As melhores casas e apartamentos para compra e venda em BH e região, você encontra na Aspe Imóveis

Se você precisa de casas para alugar, apartamento para alugar,

consultar os apartamentos a venda e casas a venda.

Venha para a melhor imobiliária de Bh!

 

FACILIDADE DE LOCAÇÃO Aprove seu cadastro com rapidez e consiga se mudar dentro do prazo desejado.

SEM FIADOR Assine seu contrato por conta própria, sem pedir favor a ninguém.

SEM BUROCRACIA Mude para seu imóvel dos sonhos sem precisar gastar tempo com burocracia.

TUDO ONLINE Demos fim à “papelada”: com a Aspe Imóveis, você resolve tudo online.

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat