Escolha uma Página

Aluguel de imóvel – dicas para quem deseja alugar imóveis

Hoje, são os motivos que levam uma pessoa a alugar um imóvel. Sejam pela busca da independência ou para estudar, para aproveitar oportunidades de trabalho ou, até mesmo, um recomeço ou então o início de uma vida a dois.

Antes de alugar um imóvel existem algumas questões envolvidas que devem ser observadas, como a estrutura do imóvel, espaço, localização, distância do lugar que estudamos ou trabalhamos, a infraestrutura que o bairro oferece e até mesmo o perfil da vizinhança.

Ao alugar um imóvel é importante que você esteja atento a alguns pontos que vamos citar abaixo.

  1. Tenha paciência na busca pelo imóvel ideal

A oferta de apartamento para alugar e casas para alugar é enorme devida a instabilidade do setor imobiliário e a atual situação do país. Não tenha pressa ao escolher o imóvel que melhor adapte à sua rotina. Procure por uma imobiliária próxima, e na região, de onde você deseja alugar apartamento ou casa.

  1. Condição financeira

Tenha sempre em mente que o aluguel de imóvel não é apenas um valor único de aluguel. Você precisa contar com contas de água, luz, internet e TV a cabo, gás (caso o apartamento para alugar não possua gás encanado) e IPTU. Além disso, caso você opte por morar em um apartamento, ainda terá que pagar pela taxa do condomínio.

  1. Condição do imóvel

Pesquise se o locador é realmente o titular do imóvel. É possível ter a confirmação solicitando a matricula do imóvel a ser alugado ou o contrato de compromisso de compra e venda do mesmo.

  1. Documentação

Para alugar um imóvel, o locatário precisa ser maior de idade e deve apresentar, na imobiliária, RG, CPF e comprovantes de residência e renda. No caso de funcionário público, a comprovação de renda pode ser feita através do demonstrativo de pagamento. Aos profissionais liberais ou autônomos, geralmente pede-se uma cópia do último imposto de renda ou do extrato bancário. Se você mora em Belo Horizonte, procure uma imobiliária em BH caso tenha alguma dúvida sobre documentação.

  1. Contrato de aluguel

Solicite um contrato de aluguel. Ele é o responsável por garantir, às duas partes, respaldo caso alguma regra não seja cumprida. No contrato deve conter informações sobre o valor do aluguel, taxas que serão de responsabilidade do inquilino, tempo de duração do contrato, dados da vistoria e penalidades a serem aplicadas caso haja o descumprimento de alguma clausula descrita no contrato.

  1. Vistoria

Solicite uma vistoria antes de assinar o contrato. Solicite que a imobiliária tire fotos e grave vídeos para lhe dar maior segurança na hora de alugar o imóvel.

  1. Garantia

Escolha uma imobiliária que ofereça as melhores garantias na hora do aluguel. Algumas imobiliárias trabalham apenas com aluguel com fiador e outras trabalham com aluguel sem fiador, com cheque caução, entre outros meios.

  1. Leitura do contrato de aluguel

O contrato deve possuir todas as informações que refletem a negociação entre locador e locatário. Leia todas as cláusulas do contrato e reclame caso não esteja de acordo com alguma clausula. Ambos devem assinar e reconhecer firma no contrato. No caso de alugar apartamento, a imobiliária envia uma carta informando que você poderá realizar sua mudança. Contudo, verifique as normas do condomínio antes de fazê-la.

Espero que essas dicas tenham tirado suas dúvidas sobre aluguel de imóvel. Para que se tenha sucesso total na locação de um imóvel é essencial que todas essas dicas sejam seguidas, garantindo assim tranquilidade, economia e certeza da melhor escolha sempre.

Referências: Imóvel WEB, Ancora Imobiliária, Revista Casa e Jardim

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat