Escolha uma Página

A permuta de imóveis já está com grande destaque no mercado imobiliário de BH e tem se consolidado como uma excelente oportunidade para quem tem pressa em comprar imóveis a venda, como casas a venda, ou mesmo, elevar o número de interessados e as possibilidades de venda a curto prazo.

A troca de um imóvel por outro e o repasse da diferença em dinheiro, apesar de ainda não representar uma significativa parcela dos contratos, tem se firmado como uma interessante opção. Entenda o papel de um corretor de imóveis na permuta de imóveis e como funciona a permuta de imóveis.

Corretor de imóveis – Como funciona a permuta de imóveis?

Normalmente a permuta não acontece da forma de trocar imóveis a venda por outro do mesmo valor, mas sim, quando se coloca um imóvel de menor valor como parte do pagamento. As negociações mais comuns e consequentemente as que possuem maior chance de fechamento, são aquelas que possibilitam ao vendedor receber, além do imóvel, uma quantia de mais ou menos 50% do valor do imóvel negociado.

O corretor de imóveis pode facilitar esse tipo de transação auxiliando o comprador e o vendedor com a parte burocrática. Tanto que é possível, em algumas negociações, haver percentuais mais altos da quantia recebida em dinheiro, mas, no entanto, quanto maior for a diferença, mais difícil será o fechamento.

Apartamento para alugar e permuta de imóveis

Caso você já tenha um imóvel e quer adquirir outro, retirar um apartamento para alugar e optar por usar na permuta pode ser interessante. Mas para isso, consulte um corretor de imóveis e veja as possibilidades. Às vezes, a renda que você possui daquele aluguel pode ser uma boa opção também. Confira mais informações sobre aluguel de imóveis nesse link.

Mas se você tem casas a venda e, dependendo da região, o aluguel não está valendo a pena, use esses imóveis para fazer a permuta de imóveis.

É comum que o proprietário, na hora de disponibilizar o imóvel a venda, não deixe claro a intenção de permuta de imóveis, mas pode ser que ele esteja aberto a analisar uma proposta formal.

As negociações mais comuns ocorrem em transações em que o imóvel adquirido na troca garante liquidez ao proprietário, ou seja, que permite fácil comercialização. Por isso, caso queira iniciar uma negociação, é preciso ponderar sua proposta.

Além disso, se você está interessado em colocar o seu bem como forma de pagamento, a primeira e imprescindível atitude é conhecer o imóvel de seu interesse. Faça uma visita e conheça o imóvel, a vizinhança, etc.

Vale ressaltar que a permuta de imóveis não é um tipo de transação simples. O imóvel que vai entrar para a permuta precisa estar quitado e sem problemas com a lei. Além disso, é necessário que a documentação esteja em dia.

O papel do corretor de imóveis é extremamente importante em uma permuta de imóveis. Pois existem casos em que a transação é realizada sem auxílio de profissionais e alguma das partes saem lesadas. O corretor é fundamental para intermediar interesses, assumir a responsabilidade de realizar um negócio seguro para ambos, valorizando a transparência e o respeito entre as partes.

A procura por permuta de imóveis tem aumentado tanto em BH que alguns sites de imobiliárias possuem um filtro especifico para esse tipo de busca. Procure por uma imobiliária em BH e saiba mais sobre o assunto.

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat