Escolha uma Página

O que analisar e procurar ao comprar casas em BH

Existe uma série de fatores a serem observados e cuidados a serem tomados antes de realizar a compra de uma casa tais como, preço, localização, vizinhança, tipo de materiais usados na construção da casa, entre outros.

Comprar uma casa pronta pode ser melhor do que construir, especialmente quando a pessoa tem pressa de mudar para o novo endereço ou quando não há tempo disponível para encarar a árdua tarefa de planejar a executar a construção de uma casa. Mas antes de fechar negócio na compra de uma casa já pronta é preciso realizar uma análise minuciosa do imóvel. É importante tomar esse cuidado para não se arrepender depois de fechar uma aquisição.

O primeiro passo é procurar por imobiliárias em BH que te ofereçam uma boa lista de casas a venda em BH. E, quando analisamos o mercado imobiliário de Belo Horizonte, levamos em consideração as localizações. Além da capital, a cidade de Betim e Contagem são bem influentes e atraentes. Tanto na questão de apartamento para alugar e casas para alugar, nessas regiões, a lista é grande e você pode perder um bom tempo procurando ideal para você. Mas, por ora, falaremos apenas sobre casa a venda em BH e probabilidade de compra de casas em BH.

Vamos então a lista que preparamos sobre os fatores a serem observados:

  • Localização

É importante observar a localização da casa e não só o bairro deve ser considerado. Observe se a rua é tranquila, mas também se isto está de acordo com as suas necessidades de locomoção e logística. É preciso avaliar onde você e as pessoas da sua família trabalham, estudam ou frequentam muito. Observe, também, o tipo de transporte que você usa. A localização é um dos itens mais importantes e considerados pelos compradores.

  • Vizinhança

Ter bons vizinhos é parte, também, do que chamamos de localização, pois direta ou indiretamente seus vizinhos irão de alguma forma, impactar positiva ou negativamente na qualidade de vida de uma família. Cuidados com bares, salões de festas, empresas que emitem muito barulho ou sujeito e “residências suspeitas”.

Antes de fazer a compra, analise a documentação da casa pedindo uma certidão dela no cartório de registro de imóveis, para isso você precisará do número da matricula do imóvel. Esta certidão mostra um histórico da casa e sua atual situação. Verifique, também, na prefeitura, se há débitos de IPTU e outras taxas.

  • Idade

A idade de uma casa é um item importante na avaliação, afinal, uma casa muito antiga pode ter problemas estruturais, sem contar que pode ter sido usado materiais não muito recomendados na construção. Muitas casas antigas usavam barro para assentar tijolos ao invés de argamassa ou não usavam colunas de concreto para a sustentação. A idade da casa pode determinar também o método construtivo, bem como as condições da mesma. É comum que uma casa mais nova esteja em melhores condições.

  • Estrutura

A idade em si da casa não determina se ela tem problemas estruturais, mesmo casas mais novas podem estar, inclusive, comprometidas por erros estruturais, deterioração, entre outros. Avalie as paredes, telhado, madeiramento, infiltrações, piso, entre outros.

  • Planta e preço

Por fim, os dois mais importantes tópicos. A planta e o preço da casa. Muitos compram uma casa pensando em fazer mudanças na planta posteriormente. É preciso avaliar se a planta atual permite este tipo de mudança e, se ele for feito, que impacto causará nos demais cômodos. É importante observar o tamanho dos cômodos atuais e as necessidades que terá para acomodar seus moveis. O preço é um dos fatores determinantes na compra de uma casa. Aqui, além de avaliar se o valor apresentado está dentro do seu orçamento, é importante avaliar se ele está dentro daquilo que o mercado chamaria de preço justo. Para isto avalie outros imóveis na região ou mesmo em outros bairros com as mesmas características a fim de estabelecer uma comparação.

A lista pode ser maior e outros aspectos podem ser considerados, mas levando em conta apenas esses fatores já é um bom começo para uma boa compra e para evitar possíveis problemas futuros no imóvel. E, caso tenha dúvidas, procure uma imobiliária em BH para saber das oportunidades de casas a venda em BH.

Referências: Casa Dicas, Estadão, Guilherme Machado

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat